Gurizada show em Santa! Lucas Alves e Matheus Rouver vencem pela primeira vez
- Fotos: Bernardo Bercht e Rita Garrido
- 7 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Chegou o dia da gurizada na Fórmula RS. No prometido embate da geração WhatsApp com os "tiozões", em Santa Cruz do Sul os "Menudos" que estrearam em 2015 levaram a melhor. Lucas Alves fez uma corrida perfeita na primeira prova do dia para ultrapassar os rivais na hora certa e levar a primeira vitória na categoria com o carro da Novosul Power. Matheus Rouver, da Irineu Racing, teve problemas na primeira prova do dia, mas voltou com tudo na segunda e também garantiu seu primeiro troféu de primeiro lugar. Nisso tudo, ainda teve espaço para excelente desempenho da outra novata Bruna Tomaselli, que largou da pole-position geral e chegou a liderar antes de cruzar em segundo, com a vitória na classe Light/1.8.
"Está dureza com essa meninada", disparou o atual campeão Fernando Stedile. Mas não é que ele tenha dado "moleza". Pressionou forte na corrida um, pulando muito bem na largada e pressionando sempre até chegar em segundo. Quem liderou as voltas iniciais, entretanto, foi Cali Crestani, que aproveitou as patinadas de Bruna e Lucas e abriu na Curva 1.
Bruna passou a pressionar Cali e, na metade da corrida, o piloto de Tapera começou a ter dificuldade com os freios e saiu reto na Curva 1. Ponto para a meninada que foi para as cabeças. Enroscado com os breques, Cali ainda comprou outros três lotes na saída de escape após o retão. Enquanto isso, lá na frente Lucas exercia uma pressão gigantesca sobre Bruna. A catarinense acabou falhando a frenagem antes da Curva 1 e o guri de Pelotas assumiu a ponta para não perder mais.
Impressionou a briga do segundo para trás, com um trem de dez carros embutidos que chegou a emparalhar cinco pilotos lado a lado na reta. Bruna eventualmente cruzou como segunda na geral, num excelente resultado para vencer na Classe Light. Logo depois, Fernando Stedile e Marcelo Giacomello batalharam a corrida inteira e o campeão de 2014 levou a melhor sobre o atual líder da temporada para ser terceiro na geral e segundo na Classe A.
O quarto da categoria foi Lucas Toresan e Vinícius Schüler completou o pódio com uma performance muito combativa no bólido da MC Tubarão. Antes destes dois, Gustavo Camilo foi o quinto no geral e segundo na Light. Wagner Rouver fechou em terceiro.
Revanche do Rouver!

O domingo começou esquisito para Matheus Rouver. Com cores novas lembrando a Williams no carro, o sergipano viu sua viatura morrer segundos antes da volta de apresentação. Botou para funcionar no tranco, mas na hora da largada a concentração tinha patinado e acabou acelerando antes da hora, tomando um drive-trough. Fez uma corrida de recuperação e fechou em oitavo. Com o grido invertido, o "plano" para sua revanche estava pronto.
Já pela tarde, ele foi buscar o que queria. A largada não foi perfeita, contudo, e Gustavo Camilo saltou para a liderança de surpresa, seguido de Lucas Toresan. Rouver foi para cima e um leve toque com Lucas acabou furando o pneu do rival na freada do retão. Mais algumas curvas e o grande susto do dia. Lucas rodou na frente do pelotão. Giacomello escapou por um lado, Rouver pelo outro e Fernando Stedile acabou na grama para não bater, ainda rodando na frente de outros três carros que, felizmente, evitaram a pancada.
Depois do safety car regulamentar, Rouver foi com tudo para tomar a ponta de Camilo e foi o único que conseguiu passar o piloto da Classe Light/1.8. Assumiu a liderança e passou a abrir até comemorar muito a estreia no topo do pódio.
A encrenca ficou para Marcelo Giacomello que ainda foi muito pressionado por Lucas Alves. O pelotense quer afunilar de vez a luta pelo campeonato e colocou de lado algumas vezes, mas no fim da reta seu motor cortava um pouco e impedia uma manobra mais incisiva. Fecharam o pódio assim, com o líder do certame em terceiro na geral e vice-líder da Classe A e Lucas com o troféu de terceiro. O quarto foi Antônio Grasselli numa baita corrida de recuperação após largar entre os últimos e um duelo de arrancar faísca com Stedile, eventualmente fechando o pódio como quinto da A.
Bruna Tomaselli encerrou um fim de semana excelente com o quinto posto no geral e segundo da Light nesta prova. A catarinense ainda teve de se segurar com um furo lento no pneu nas voltas finais para cruzar a linha de chegada. Roger Furgeri, que na primeira bateria acabou perdendo o bico em colisão com Grasselli, fez sua melhor corrida no primeiro ano de Fórmula RS, com o terceiro posto da Light.
留言