/história

A categoria foi originada a partir da antiga Fórmula-Ford, criada em 1970, com os chassis Lótus, Kaymann, Merlin e Bino. O formato atual tem o nome de Fórmula RS, e é dividido em três classes. A Classe "A" é composta pelos chassis Techspeed, e a Light, pelos chassis Berta, Muffato, Minelli, JQ-Reynard e Heve. Já a categoria 1.8 iniciada em 2013 também utiliza os chassis Techspeed.
Os motores utilizados são Volkswagen AP-1600cc injetado, com potência aproximada de 150hp e injeção eletrônica de ultima geração da Pro Tune, modelo PR 440 que proporcionam uma velocidade máxima de aproximadamente 220 km/h. De última geração, o equipamento também possui Dash Logger TDL 4.3 para apresentação da telemetria onboard do monoposto. A categoria 1.8 utiliza motores AP-1800cc com injeção monoponto e câmbio Hewland MK9.
A categoria é uma das mais rápidas do RS, tendo como velocidade média no circuito de Tarumã 164km/h e tempo de classificação em 1min06s.
A partir da temporada de 2011 conta com a associação de pilotos de Fórmula apoiada pela Lei do Incentivo ao esporte proporcionando um suporte extra a pilotos, equipes e patrocinadores. O custo baixo, a união entre os participantes e a receptividade com os novos pilotos é a razão do sucesso da categoria, que tem o objetivo de formar talentos com a troca de experiência com pilotos veteranos.